logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 07/05/2025 05:19

Prefeita decreta luto oficial pelo falecimento de Fernando Tokarski

';
  • Divulgação -

A prefeita Juliana Maciel decretou luto oficial de três dias no município de Canoinhas pelo falecimento do historiador Fernando Tokarski, aos 67 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 17. 

Tokarski dedicou a vida ao resgate cultural e histórico do nosso município. 

O professor, escritor, historiador, fotógrafo e pesquisador era especialista em História do Contestado. Sua paixão contribuiu para a preservação da nossa história. 

Nascido em São Sebastião do Timbózinho, em Irineópolis (então Valões, parte de Porto União), Tokarski se mudou para Canoinhas aos sete anos, onde passou a morar com sua irmã.


Ele era membro da Academia de Letras Vale do Iguaçu, em União da Vitória (PR) e da Academia de Letras de Canoinhas.

Tokarski foi chefe de gabinete no Município de Canoinhas. 

Fernando Tokarski deixa um legado significativo, com obras como Saparilha, Aniba e Outros Povos, Novas Informações da Família Tokarski, Cronografia do Contestado, Dicionário de Regionalismos do Sertão do Contestado e O Tamboreiro de Pedras Brancas, que recebeu o prêmio de melhor livro de contos pela Academia Catarinense de Letras em 2010.

Seu velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores. O sepultamento ocorre às 11 horas desta terça-feira, 18, no Cemitério Municipal de Canoinhas.

O Governo do Município se solidariza com amigos e familiares rogando a Deus que conforte os corações enlutados. Tokarski será sempre lembrado em nossas memórias e por meio de suas obras.


Mais de 560 mil pessoas entregaram declaração do IRPF no primeiro dia Anterior

Mais de 560 mil pessoas entregaram declaração do IRPF no primeiro dia

Jorginho Mello recebe acordo para reajuste de 7,2% no piso regional de 2025 Próximo

Jorginho Mello recebe acordo para reajuste de 7,2% no piso regional de 2025

Deixe seu comentário